quinta-feira, 27 de julho de 2017

Fátima e a Missão da Escola Católica - Editorial

            No centenário das aparições da Virgem Maria em Fátima, o Jornal EDUCARE quer deixar a sua mensagem de evangelização para as escolas católicas da nossa Administração Apostólica.  Com a graça de Deus, possamos neste momento reafirmar a atualidade da mensagem de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos para a revitalização da nossa fé e do nosso compromisso evangelizador como escola católica
            No Estudo das Diretrizes Nacionais da Pastoral da Educação fundamenta a grande missão da Igreja que é Evangelizar, tendo a Educação como lugar privilegiado para formação integral do ser humano e para a construção do bem comum e em Fátima, Nossa Senhora mostrou sua preocupação com a educação  e evangelização, dizendo aos três pastorinhos  na segunda aparição em 13 de junho de 1917: “...quero que rezeis o terço todos os dias e que aprendam e ler.”
Em nossos dias as Escolas Católicas na sua responsabilidade de educar e evangelizar, abrem suas portas a um público diversificado e nem sempre em sintonia com a identidade confessional católica. Encontram-se dificuldades na fidelidade à missão e no respeito aos que não professam a fé católica. Essa identidade católica deve estar presente em todos os aspectos da educação: ambiente físico, pedagogia, conteúdo programático, atividades curriculares e extracurricilares, relação entre pais, alunos, professores, diretores e funcionários.
Assim, fieis aos carismas de Fátima, somos chamados a conduzir os nossos educandos no caminho do bem e indicar a grande mensagem que o Imaculado Coração de Maria veio trazer ao mundo: a Paz.
A sua mensagem ensina-nos a seguirmos o caminho da conversão interior, apoiados na afirmação de Jesus, o Filho do Coração de Maria: «Tem confiança: Eu já venci o mundo» (Jo 16,33).

Que a Virgem de Fátima abençoe nossas Escolas Católicas no cumprimento da nobre missão de Educar e Evangelizar.

Pe.Silvano Salvatte Zanon
Assessor Eclesiástico da Pastoral da Educação

Um comentário:

  1. As tendências da educação contemporânea, que atualmente está orientada a aos rumos que a ciência e tecnologia têm para áreas vitais das pessoas, da sociedade e da própria natureza, banaliza os princípios fundamentais da moral e da ética . Embora educação e ética estejam relacionadas desde os primórdios de nossa civilização, esta discrepância entre a teoria e a prática também sempre foi muito nítida. Ao mesmo tempo em que todos reconhecem a importância da relação entre ética/moral e educação, tanto nas famílias, nas instituições sociais, na mídia e também na própria escola, o tratamento dispensado à ética denota antes menosprezo que apreço, a ética.
    Resgatar esses princípios e priorizar sua aplicação nas salas de aulas, rompendo as barreiras encontradas, se torna uma proposta extremamente válida para as Escolas Católicas, como está sendo feito pelas escolas dessa Administração.
    Parabéns a todos pela iniciativa do jornal Educare! Esclarecedor e agregador aos nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir